O 43º Festival Internacional de Música de Londrina começa neste domingo e vai até o dia 16 de julho. O grande foco desta edição é na formação pedagógica do músico. A abertura terá início às 20h do dia 09, no Cine Teatro Ouro Verde, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina - OSUEL, que trará a ópera “As Bodas de Fígaro”, de Wolfgang Amadeus; a Abertura de “L’Italiana in Algeri”, do compositor Gioachino Rossini e a Sinfonia nº 3, Mi b Maior – “Heroica”, de Ludwig van Beethoven.
Magali Kleber, coordenadora do Festival Intercional de Música de Londrina, reforçou em entrevista à Esquina Cultural a importância de fomentar a formação pedagógica dos musicistas da região. "O festival não é somente um evento, ele é uma escola de música sazonal. Se não temos ainda uma escola municipal de música, o evento se propõe a isso", enfatizou Magali.
Vídeo por Jade Gôngora e assessoria do FIML
O festival contará com oficinas e cursos de formação para o educador e o gestor musical. Nesta linha social farão parte da programação, o Encontro Nacional de Orquestras Sociais e o Encontro dos Gestores de Projetos Sociais. Os interessados poderão se inscrever em 28 cursos - teoria e prática – entre instrumentais, vocais, nos mais diferentes estilos e estéticas.
A partir de segunda-feira, dia 10, começa a programação do Palco Pedagógico, grande novidade dessa edição de 2023. O festival terá apresentações no Cine Teatro Ouro verde, o Teatro da Associação Médica de Londrina, o Cultural Hall, livraria Olga e o Calçadão Central de Londrina. Toda a programação se encontra no site do 43º FIML (www.fiml.art.br) e as apresentações não gratuitas estão na plataforma Sympla para aquisição dos ingressos: https://www.sympla.com.br/produtor/festivalinternacionaldemusicadelondrina
A 43ª edição do FIML é promovida pelo Governo do Estado do Paraná, Prefeitura do Município de Londrina (Promic), Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, com o apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina. Realização: Ministério da Cultura/Governo Federal.
Texto por Jade Gôngora
Fotos de arquivo FIML
Foto 1: Maestro Massimiliano Carraro no comando da Orquestra Sinfônica da Universidade de Londrina.
Foto 2: Abertura do Festival de Música de Londrina, no Cine Teatro Ouro verde.
Foto 3: Platéia do Festival de Música de Londrina na noite de abertura.
Foto 4: Apresentação de abertura do Festival comandada pela Orquestra Sinfônica da Universidade de Londrina - OSUEL.
Foto 5: "Jazz nas Entrelinhas", apresentado por Sergio Reze (bateria e gongos melódicos), Gabriel Zara (contrabaixo), Marcello Casagrande (vibrafone) e Luciano Silva (guitarra).
Foto 6: A Orquestra Sinfônica de Londrina apresentou "A Arte de Música Sinfônica", com obras de Mozart, Rossini e Beethoven.
Comments