top of page

Encontro de Contadores de Histórias de Londrina chega a sua 12ª edição

Atualizado: 5 de mai.

A 12ª edição do Encontro de Contadores de Histórias de Londrina começa a partir do dia 19 de agosto e vai até o dia 31, contando com apresentações gratuitas para todos os públicos, crianças e adultos. A abertura do evento será no sábado (19), às 11h, no Parque de Exposições Ney Braga e foi possibilitado em parceria com o evento Londrina Mais, da Secretaria Municipal de Educação. O espetáculo de abertura será por conta da Cia. Benedita na Estrada, de Minas Gerais, que vai apresentar “O Mede Palmo dá a volta ao Mundo”.

 

O evento segue até o dia 31 com programação diária voltada a ampliar as técnicas e possibilidades da narrativa oral. As apresentações abertas serão realizadas em bibliotecas, praças e vilas culturais. Apesar de gratuitos, os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo, no mesmo local da apresentação. A agenda completa das apresentações pode ser conferidas no ecoh.art.br.


O festival recebeu 125 inscrições para o edital de seleção das atrações do festival deste ano. Claudia Silva, coordenadora geral do ECOH desde o início, comemora o sucesso da edição com bom humor. Confira no áudio abaixo um trecho do depoimento de Cláudia.


O ECOH reúne artistas do Paraná, de São Paulo, de Santa Catarina, de Pernambuco, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Entre estes artistas, estão narradores, educadores, atores, palhaços, músicos e autores. O público terá acesso a histórias de diferentes povos e culturas, além de contos, cordel, textos autorais e literatura infantil. Uma marca importante do festival é a busca pela diversidade.


“Buscamos contemplar a história, a palavra, o conto, ralentando o tempo, suspendendo o tempo, para falar e ouvir numa qualidade mágica, encantatória, em que a realidade, muitas vezes hegemônica, dá espaço para outras narrativas possíveis e, portanto, para a gente entrar em outros reais possíveis. Essa me parece a dimensão política de um evento, de um encontro como o ECOH. Dar espaço para que as pessoas reinventem a sua própria realidade e possam encontrar outros modos de narrar-se e de narrar o lugar em que habitam”, contou um dos organizadores e curadores do ECOH, Giuliano Tierno.


Crianças da rede municipal de educação terão acesso a programação exclusiva, além disso, serão realizadas oficinas voltadas a técnicas relacionadas a contação de histórias. Para mais informações sobre as inscrições das oficinas, acesse ecoh.art.br/atividades-formativas/.



Imagens de Thyago Bezerra com edição de Jade Gôngora


O 12º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina é uma realização do Instituto Cidadania. Conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o Promic. Tem ainda parceria institucional do Okupa, e apoio cultural de Vila Cultural Alma Brasil, SESC, CLAC, Vila Cultural Casa da Vila, e Barracão Tangará.

Texto por Jade Gôngora


Fotos: Valéria Félix


Legendas:


Foto 1: Vila Cultural Alma Brasil, um dos espaços de apresentação do Encontro de Contadores de Histórias de Londrina.


Foto 2: "Eu conto para vocês e vocês contam para mais três: contos afro-brasileiros", apresentação de Samara Rosa, de Pinhais - PR.


Foto 3: "Sob a Lua Cigana", do grupo Consonante Duo, de Florianópolis - SC.


Foto 5: "Histórias Sertanejas – Cordel para Crianças", apresentado por Mari Bigio, de Recife - PE.


21 visualizações0 comentário
bottom of page